terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ser Professor

Ser professor é ser profeta, E o profeta profere, prevê o futuro.
Eu prevejo que o futuro da educação convencional escolar possa ter fim, pelo simples fato da falta de encantamento que proporcionamos aos nossos alunos por nossa profissão.
Muitos colegas fazem questão de dizer que ser professor não vale a pena. Mas não pulam fora do barco porque não aprenderam a nadar.
A primeira atitude do professor deve ser o encantamento!
É seu dever Professor despertar nas crianças o desejo de que queiram ser igual a ti quando crescerem... Tu és o espelho para seus pupilos.
Sem o encantamento não há a sequência....
Não há o desejo pela aprendizagem.
Não há o respeito pelo outro;
Não há o querer ouvir o outro.
Não há o interesse em descobrir a utilidade dos conceitos.
Não há deslumbramento com a solução de uma equação.
Não há o encantamento pelo belo;
Não há!!!
É preciso encantar, para que no futuro tenhamos jovens interessados pela profissão de professar.
O que será de nós se não professarmos que mais adiante existe algo a ser descoberto, se nem mesmo incentivamos nossos alunos a investigarem o conhecimento de si mesmos?
As vezes pergunto a colegas professores: Qual o principal objetivo do Professor? Muitos respondem: Ensinar, Mediar, etc. E eu respondo: O principal objetivo do professor é o aprender, sem a aprendizagem o ensino continua estéril.
Para modificarmos este quadro, é necessário modificarmos nossa postura de educadores e professarmos que um outro mundo é possível através de uma educação emancipadora, humanizadora e que valoriza o educando na sua diversidade.
Ser Professor é ser sim Educador, pois trabalhamos com educação e quem educada acompanha o processo não recebe o produto pronto.
(El Godoy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário