terça-feira, 1 de março de 2011

Não é porque não foi no teu, que não ardeu...


Veja bem como é a vida de quem já ta apertado. Mas não tá morto quem peleia, como diz o serrano, pois o que é um peido pra quem já ta com a merda de perna abaixo?

Se já não bastasse a falta de grana, o dinheiro resolveu se jogar igual louco em beira de abismo de dentro da minha carteira.
No  final do mês, como sempre, tem sobrado mês e faltado dinheiro, mas tudo bem, viva o cartão de crédito! Vai chegando um tempo que o vivente já ta quarado, e se esticar contra o sol, é possível até enxerga rdo outro lado, igual lençol de cama de guri serrano lá de São Joaquim. O lençol que não tem furo, ta ralo de tanto esfregar os pés pra espantar a friagem.
Assim to eu, com os butiá dos bolsos só nas tiras. Se fosse feito de elástico ou de borracha, até arriscava fazer um bodoque pra caçar passarinho, mas nem pra isso os 'miseráve' tem prestado. Como dizia o falecido pai, "mas bah! um homem sem dinheiro até o sorriso é triste, e até o rastro é feio".  Assim ando eu, se me ver rindo é pra não chorar, mas pode notar, que ando até meio torto, de tanto levar laçaço das contas pra pagar. Mas como todo bom serrano, tenho honrado as bombachas que visto, apesar de vestir só em dias de festa de tradição, que nos últimos tempos não tem sido muitas, acho até que é pelo mesmo motivo, falta dos cobres....
Mas me permita que eu conte a ultima feita, a tal que me deixou 'descadeirado'.
Vendemos o nosso carro para reduzir os custos mensais, mas deixa eu usar mais um termo do falecido pai, "quando as coisas estão ruins, as outras vem a cavalo". Na próxima semana, a de carnaval, está agendado para levar a mudança da 'Dona Patroa' em Porto Alegre. Resolvi então tirar o carro do 'falecido pai' da garagem e dar umas esporeadas no 'bicho véio'. E 'bamo que bamo', tá que é o toro do Mariano. O baguá da Benta que não se meta com o carrinho 'véio'.
Pois então. Pra experimentar o carrinho que há tempos está parado, só tem sido feito manutenção e voltinhas pra carregar a bateria. Encilhei o 'bicho véio' fui a Joinville levar a mana (Juliana), que foi morar com nossa tia Emilia.
Já na ida começou a fiasqueira. Por volta de Tijucas, o carro me deu um corcove, tossiu como se tivesse com o peito cheio de 'catarro' e roncou bem grosso e alto. Eu apavorei no instante, pois eu ia ainda em Porto Belo e em Itajaí ja sabiam que vinha um carro diferente na estrada. Chegando no pedágio, tive que desligar o motor para entender o que a moça do pedágio me dizia: "Senhor o seu carro está com o som  (ronco, barulho - carro não faz música e eu tava com o rádio desligado) acima do limite permitido". Mas fazer o que? eu tinha um objetivo a alcançar, e se a polícia me parasse iria dizer a verdade, estragou na estrada, não é o que todo motoqueiro alega quando são surpreendidos com o farol queimado? Bueno, continuei a viagem até chegar no itinerário. Na segunda pela manhã, após ter cumprido com as obrigações da escola da 'mana', e do trabalho que fui desenvolver com o colégio dos Santos Anjos, fui arrumar o escapamento do carro.
Ficou pronto, toquei de volta pra Floripa, fiz algumas voltas que eram necessárias como ir ao dentista, fazer pagamentos, fui na pós graduação, paguei pra instalarem uma chave geral no carro que não tem seguro, bueno, caiu a noite. Chegou a hora de guardar o carro e pegar a minha moto para amanhã cedo eu ir para o trabalho. Antes de voltar pra casa, perguntei ao meu cunhado se eu poderia usar a sua internet para ver os documentos do gol, que se não me engano esta perto de vencer.
Peguei no carro os documentos para fornecer o Renavam ao site do Detram, porém nem me ative a placa do carro, até porque não sei de cabeça e ja estava escuro, impossibilitando a visão da mesma.
Quando digitei o Renavam, aquele susto. Meu Deus do Céu, o documento do carro ta vencido. Vou fazer o seguinte, vou no banco pagar as taxas e pegar o documento amanhã.
Beleza, fui no banco do Brasil no centro da Palhoça, quando iniciei o processo de pagamento com o cartão da minha conta, uma senhora e sua filha me pedem ajuda para fazerem o mesmo processo de pagamento de IPVA, DPVAT, etc. Ajudei-as concluirem o que tinham o que fazer, e fui fazer o meu pagamento.
Tirei o documento da pochete, digitei o Renavam, gerou as taxas, paguei e imprimi.
Beleza! Hoje no horário do almoço, peguei a minha moto, saí do meu trabalho em Florianópolis - Ilha - e fui até o Detram da Palhoça para retirar o documento 2011 do gol. peguei a minha senha, sentei e aguardei ser chamado. Quando chegou a minha vez, fui bem 'faceiro', que não tinha demorado quase nada.
Puchei o documento do gol, e pedi pra moça o documento 2011, foi quando levei o susto. A moça me disse, "Sr. no momento não consta a quitação das taxas em nosso sistema", já foi o que bastou pra me deixar nervoso. Respondi, mas como moça se paguei diretamente no caixa eletrônico ontem pela noite? Ela voltou a confirmar, realmente não consta o pagamento, mas o Sr. passa aqui amanhã, que as vezes leva de um dia para o outro para o Banco do Brasil incluir no sistema. Não fiquei satisfeito com a resposta da moça, peguei a moto e fui ao Banco do Brasil da Palhoça para ver o que havia acontecido. Perguntei ao atendente que ajuda as pessoas nos caixas de auto-atendimento o que poderia ter ocorrido.
O moço ja me disse na hora: "Sr. este é um pagamento de documento de moto pelo valor". Outro susto, sendo que os documentos da minha moto só vencerão em abril. Confirmei com ele "de moto? você tem certeza? - "Sim, o Sr olhe aqui comigo, tens os documentos da moto?" respondi que sim, e fomos  conferir. Realmente, quitados os documentos da moto. Ja me deu vontade de puxar o próprio cabelo, arrancar a orelha, coisa do tipo.
O que vou fazer, o que eu preciso é do documento do gol, la vou eu novamente fazer o pagamento, só que desta vez do veículo certo. paguei as taxas, voltei no Detram e peguei os dois documentos, sendo que o gasto de um viria somente daqui a uns dois meses e meio.
Você ri porque não é do teu orçamento que vai fazer falta, mas pelo menos vou andar embarcado sem me preocupar agora. E boas viagens!

Um comentário:

  1. É, migo... Pior que isso é a guerra no Oriente Médio, creio. Então, vamos rir, pois a saúde vai bem, graças!
    \o/

    ResponderExcluir