terça-feira, 15 de outubro de 2013

Como surgiu o dia do Professor!

15 de outubro. Você sabe que dia é esse?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza DÁvila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas escolas de primeiras letras.

Mas foi em 1947 que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou com o professor Salomão Becker em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho".

O professor propôs uma reunião no dia de 15 de outubro com toda a equipe da escola em que trabalhava, para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas e trocas de experiências. A reunião foi um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O Decreto define a essência e razão da data comemorativa: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fonte: FIESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário